Secções
Entrar

Covid-19 já matou mais de 20 mil pessoas no Médio Oriente

12 de julho de 2020 às 16:19

Mais de metade das vítimas mortais na região ocorreram no Irão, que já confirmou mais de 250 mil casos do novo coronavírus.

A pandemia do novo coronavírus fez, até à data, mais de 20 mil mortes no Médio Oriente, das quais mais de metade no Irão, segundo um balanço realizado pela agência France Presse (AFP) a partir de dados oficiais.

Com um total de 20.005 mortes (entre 907.736 casos diagnosticados), o Médio Oriente continua a ser, no entanto, uma das regiões menos afetadas pela atual crise sanitária, que já matou pelo menos 565.166 pessoas em todo o mundo.

O Irão, país com mais de 80 milhões de habitantes, é o mais afetado da região, com 12.829 mortes e 257.303 casos de infeção confirmados, de acordo com os dados oficiais de Teerão hoje divulgados.

Em termos mundiais, o Irão é o nono país com mais mortes relacionadas com o novo coronavírus.

Desde o início de maio, a República Islâmica, que anunciou os primeiros casos da doença covid-19 em fevereiro, tem registado um novo aumento de contágios.

O líder supremo do Irão, o ‘ayatollah’ Ali Khamenei, classificou hoje como "verdadeiramente trágico" o ressurgimento de casos da covid-19 no país, apelando aos iranianos para cumprirem as regras sanitárias, de forma a conter a propagação do vírus.

"Que cada um cumpra a sua função da melhor maneira possível para quebrar a cadeia de transmissão a curto prazo e salvar o país", disse Ali Khamenei.

Na quinta-feira, as autoridades iranianas anunciaram um novo máximo diário, ao terem registado 221 novos óbitos num período de 24 horas.

O Iraque (com 3.055 mortes, em 75.194 casos), a Arábia Saudita (2.181 mortes, em 229.480 casos), o Iémen (464 mortes, em 1.380 casos) e o Kuwait (386 mortes, em 54.058 casos) são os outros países da região do Médio Oriente mais afetados pela covid-19.

A média na região é de cerca de 43 mortes por cada um milhão de habitantes, segundo uma contagem da AFP, enquanto a média mundial é de cerca de 70 mortes por cada um milhão de habitantes.

As mortes no Médio Oriente representam, atualmente, cerca de 3,5% das mortes por covid-19 em todo o mundo, muito atrás da Europa (que representa mais de um terço), dos Estados Unidos e Canadá (25%) e da América Latina e Caraíbas (25%).

Desde que o novo coronavírus foi detetado na China, em dezembro do ano passado, a pandemia da doença covid-19 já provocou mais de 565 mil mortos e infetou mais de 12,74 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço mais recente feito pela agência AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela