Secções
Entrar

Coronavírus: Festival Internacional de Edimburgo e Fringe adiados

01 de abril de 2020 às 14:57

Ddevido às restrições sanitárias exigidas para responder à pandemia da covid-19, os dois eventos artísticos foram cancelados este verão e deverão ser realizados em 2021.

O Festival Internacional de Edimburgo e o Festival Fringe, dedicados às artes performativas, à música, ao teatro e à ópera, previstos para agosto na capital escocesa, foram adiados para 2021 devido à pandemia, anunciaram hoje as respetivas organizações.

De acordo com o sítio 'online' dos festivais, devido às restrições sanitárias exigidas para responder à pandemia da covid-19, os dois eventos artísticos - considerados dos mais importantes na Escócia e no Reino Unido - foram cancelados este verão e deverão ser realizados em 2021.

Numa mensagem publicada no sítio 'online' do Festival Internacional de Edimburgo, Fergus Linehan, diretor do evento, lamenta o adiamento de centenas de apresentações de dança, ópera, cinema, conferências, música e teatro que estavam previstas no programa.

Na mesma linha, a diretora do Festival Fringe de Edimburgo, Shona McCarthy, anuncia o cancelamento dos espetáculos de milhares de artistas, previstos também para este verão, e aponta uma data provisória de 06 a 30 de agosto de 2021.

Ambos os responsáveis falam na garantia do reembolso dos bilhetes, mas também apelam à possibilidade - em alternativa - de se realizarem donativos para os artistas ou para as entidades culturais que os organizam.

Na mensagem 'online', McCarthy diz que a decisão não foi tomada "de ânimo leve", mas depois de terem passado o último mês em consulta com as autoridades de saúde, os residentes e os artistas, acabando por optar pelo cancelamento, porque "a saúde pública deve vir sempre primeiro".

"Os nossos pensamentos estão com os muitos milhares de artistas, escritores, produtores e todos aqueles cujo trabalho ficou em suspenso" devido à pandemia, acrescenta.

"Sabemos que esta decisão é difícil para muitos, mas saibam que continuaremos aqui para dar apoio no que pudermos, nos próximos meses", diz ainda a diretora do Festival Fringe.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto de covid-19 espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera, e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela