Secções
Entrar

Cerca de 4.500 migrantes resgatados hoje no Mediterrâneo Central

16 de abril de 2017 às 12:45

Nos primeiros três meses deste ano chegaram a Itália 24 mil migrantes. É um aumento de 30% face ao mesmo período do ano passado

Cerca de 4.500 migrantes foram resgatados hoje do Mediterrâneo Central, segundo fontes da Guarda Costeira italiana, número que se soma aos 2.000 salvos na última sexta-feira.

1 de 5

As autoridades também informaram que quatro cadáveres foram localizados entre os migrantes amontoados em barcos.

Este sábado foi um dia movimentado em operações de resgate no Canal da Sicília, que separa a costa de África de Itália, com 33 operações.

A Guarda Costeira italiana, que coordena as operações, disse à agência Efe que os números ainda não são finais e que muitos navios que participam nessas operações ainda só avançam com estimativas.

A estes 4.500 imigrantes resgatados somam-se mais 2.074 migrantes resgatados na sexta-feira, quando foi também encontrado o cadáver de um adolescente de 16 anos.

De acordo com dados fornecidos pela fundação italiana ISMU, que estuda fenómenos migratórios, nos primeiros três meses deste ano chegaram a Itália 24.000 migrantes, sendo que 2.293 destes são menores não acompanhados.

Estes números representam um aumento de 30% nas chegadas de migrantes a Itália face ao mesmo período do ano passado.

O mês de Março representou também um recorde, com 10.000 chegadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela