Secções
Entrar

Cerca de 100 mortos em ataque a escola em Gaza

Leonor Riso 10 de agosto de 2024 às 10:37

Hamas garante que a escola abrigava palestinianos deslocados. Israel diz ter atingido instalações do Hamas e da Jihad Islâmica.

Um ataque israelita a uma escola em Gaza que abrigava famílias deslocadas matou cerca de 100 pessoas, de acordo com dados do governo de Gaza liderado pelo grupo terrorista Hamas. O exército israelita disse que o ataque atingiu militantes do Hamas e da Jihad Islâmica que estavam na escola.

Segundo o Hamas, o ataque aconteceu quando as pessoas abrigadas na escola estavam a fazer as orações da manhã, o que levou ao elevado número de mortes.

"Até agora, há mais de 93 mártires, incluindo 11 crianças e seis mulheres. Há restos mortais por identificar", indicou Mahmoud Bassal, porta-voz da Defesa Civil Palestiniana, que acrescentou que cerca de 6 mil pessoas estavam abrigadas na escola.

Do seu lado, Israel garantiu que o número de mortes é menor do que o divulgado pelo Hamas. "O complexo, e a mesquita que foi atingida dentro do mesmo, serviam como instalações militares ativas do Hamas e da Jihad Islâmica", referiu o tenente-coronel Nadav Shoshani.

O governo de Israel defende que grupos militantes palestinianos se misturam com os civis, funcionando a partir de escolas, hospitais e zonas humanitárias designadas como tal, o que o Hamas nega. Izzat El-Reshiq, membro do gabinete político do Hamas, disse que entre os mortos não havia combatentes do Hamas.

O ataque surge dias antes de novas conversações de paz, agendadas para quinta-feira, 15, pelo Egito, EUA e Qatar. Há receios de um conflito mais amplo que envolve o Irão e o Hezbollah. Israel vai enviar uma delegação, mas o Hamas ainda está a estudar a oferta para um cessar-fogo.

REUTERS/Abed Sabah
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela