Secções
Entrar

Caso irmãos Menendez. Procurador opõem-se a novo julgamento

Luana Augusto 22 de fevereiro de 2025 às 17:38

Erik e Lyle Menendez estão detidos há mais de 30 anos por terem assassinado os pais na sua casa, em Beverly Hills, Califórnia.

O procurador distrital do condado de Los Angeles, Nathan J. Hochman, recomendou na sexta-feira que o juiz rejeite o pedido de Erik e Lyle Menendezpara um novo julgamento, para que sejam ilibados do crime de homicídio.

REUTERS/Lee Celano

As declarações de Hochman surgem em resposta a uma petição que os irmãos Menendez, presos há mais de 30 anos, apresentaram, devido às novas evidências que indicam que ambos sofreram abusos sexuais por parte do pai. No entanto, o procurador considerou que essas evidências não são pertinentes para o caso.

"Nesta situação, o abuso sexual pode ter sido uma motivação para Erik e Lyle fazerem o que fizeram, mas isso não constitui legítima defesa", defendeu Hochman.

O procurador disse também que o depoimento dos próprios irmãos sobre o abuso sexual não era confiável, isto porque apresentaram cinco explicações diferentes para justificarem a prática do crime. Contudo, a família Menendez considerou a decisão como "abominável" e disse que o procurador "desacreditou o trauma" vivido pelos irmãos.

"O abuso não existe no vácuo. Ele deixa cicatrizes duradouras, reprograma o cérebro e aprisiona as vítimas em ciclos de medo e trauma", disseram numa declaração. "Dizer que não teve nenhum papel na ação de Erik e Lyle é ignorar décadas de investigação psicológica e compreensão humana básica."

Hochman recusou-se, no entanto, a anunciar a sua decisão sobre uma nova sentença que poderia levar à libertação dos irmãos. Disse apenas que abordaria essa questão nas próximas semanas, antes de uma audiência que ficou marcada para os dias 20 e 21 de março.

Erik e Lyle Menendez foram considerados culpados pelos assassinatos do pai José e da mãe Kitty Menendez. O crime aconteceu em 1989, na sua casa em Beverly Hills, Califórnia. O acontecimento levou a que fossem sentenciados à prisão perpétua sem liberdade condicional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela