Secções
Entrar

Bruxelas vai responder sobre Durão "com toda a transparência"

15 de março de 2018 às 12:54

"Tomámos nota das recomendações e responderemos no prazo indicado", prometeu Schinas.

A Comissão Europeia comprometeu-se hoje a responder "com toda a transparência" às recomendações da Provedora de Justiça Europeia sobre a contratação de Durão Barroso pelo Goldman Sachs e lembrou que as regras do código de conduta já foram reforçadas.

1 de 2

"Vamos responder a todas as recomendações" hoje feitas pela Provedora de Justiça Europeia, Emily O'Reilly, disse o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, acrescentando que a questão será abordada "num espírito de transparência".

"Tomámos nota das recomendações e responderemos no prazo indicado", disse ainda, na habitual conferência de imprensa diária.

O porta-voz reiterou ainda que a contratação de José Manuel Durão Barroso pelo banco Goldman Sachs respeitou as regras do código de conduta vigente na época (2016) e que entretanto "foi alterado e reforçado".

A Provedora de Justiça Europeia recomendou hoje que a contratação de Durão Barroso pelo Goldman Sachs seja reavaliada pelo comité de ética da Comissão Europeia, após um encontro do ex-presidente com o comissário Jyrki Katainen.

Ao executivo comunitário é ainda aconselhado que "considere requerer ao seu antigo presidente que se abstenha de fazer lóbi junto da Comissão durante alguns anos".

O documento inclui ainda sugestões, como a de ser dada ao Comité de Ética autoridade para atuar por sua iniciativa sempre que for apropriado e aumentar o número de membros que o integram.

Bruxelas tem até dia 6 de Junho para responder à provedora.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela