Secções
Entrar

Bruxelas só fixa calendário de período transitório após acordo sobre condições

28 de julho de 2017 às 14:09

O ministro da Economia britânico disse que o período de transição entre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e a introdução de um novo acordo bilateral deve acabar no máximo em 2022

A Comissão Europeia respondeu a Londres assegurando que sem serem negociadas as condições do Brexit não é possível definir um período transitório para se chegar a um novo acordo bilateral.

"Neste momento, estamos a discutir as especificidades da separação e, assim que se chegar a um acordo que sirva a todos, passaremos ao passo seguinte", disse Alexander Witernstein, porta-voz da Comissão, na conferência de imprensa diária.

O ministro da Economia britânico, Philip Hammond, disse hoje que o período de transição entre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e a introdução de um novo acordo bilateral deve acabar no máximo em 2022.

Por seu lado, Witernstein salientou que "quando definirmos para onde vamos, podemos considerar as maneiras para lá chegarmos".

O Governo britânico espera acordar um período transitório que vá desde a data de saída do bloco, prevista para 29 de Março de 2019, até à entrada em vigor do acordo bilateral que vai enquadrar a relação entre o Reino Unido e a União Europeia.

O início da próxima ronda negocial entre Bruxelas e Londres está marcada para 28 de Agosto.

Na sequência do referendo a 23 de Junho de 2016, o Reino Unido invocou, a 29 de Março último, o artigo 50.º do Tratado de Lisboa que permite a saída de um Estado-membro do bloco europeu.

De acordo com o calendário do processo de saída, a data oficial de saída do Reino Unido da UE acontece dois anos após a activação da cláusula de saída, ou seja, a 29 de Março de 2019.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela