Secções
Entrar

Brexit: Governo irlandês cria pacote orçamental para precaver no deal

08 de outubro de 2019 às 17:00

Nas contas do Governo de Dublin, o 'Brexit' sem um acordo poderá afetar 55.000 trabalhadores irlandeses e mergulhar o Produto Interno Bruto do país em 6%.

O ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, anunciou esta terça-feira um pacote de apoio à economia no valor de 1,2 mil milhões de euros, para acudir ao impacto de um possível 'Brexit' sem acordo. Perante a cada vez mais previsível saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo, o Governo irlandês está a precaver-se orçamentalmente para o impacto desse cenário.

"O 'Brexit' é o risco mais urgente e imediato para a nossa economia", concedeu o ministro das Finanças irlandês, perante o Parlamento, acrescentando que uma saída sem acordo será muito difícil de acomodar sem um plano de contingência. Nas contas do Governo de Dublin, o 'Brexit' sem um acordo - que restaurará as fronteiras físicas entre a Irlanda, membro da UE, e a Irlanda do Norte, uma província que faz parte do Reino Unido - poderá afetar 55.000 trabalhadores irlandeses e mergulhar o Produto Interno Bruto do país em 6%.

"Devemos, portanto, aumentar o nível de apoio à economia", disse, referindo-se a um aumento de investimento estatal no total de 1,2 mil milhões de euros. Desse aumento, 600 milhões de euros serão injetados para ajudar setores-chave da economia irlandesa, como a agricultura ou o turismo, que deverão permitir absorver o choque de um 'Brexit' sem acordo nessas áreas. "Este é um orçamento sem precedentes (...), mas estes são tempos sem precedentes", disse o ministro, acrescentando que "as perspetivas para o 'Brexit' apontam para uma saída sem acordo", embora sem que isso signifique que o cenário seja "inevitável".

"Vamos enfrentar os desafios de um 'Brexit' sem acordo numa posição de força [...] Estamos prontos" para esse cenário, insistiu Donohoe, referindo-se à componente económica do problema. Politicamente, o retorno das fronteiras também ameaçaria a paz com a Irlanda do Norte após décadas de conflito sangrento.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu uma saída do Reino Unido da União Europeia, em qualquer condição, até 31 de outubro, enquanto as negociações entre Londres e Bruxelas continuam num impasse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela