Secções
Entrar

Bolsonaro condenado por tentativa de golpe de Estado

Luana Augusto 11 de setembro de 2025 às 20:03

Resta serem conhecidas as penas para cada réu.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiu condenar esta quinta-feira o ex-presidente, Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado.
AP Photo/Luis Nova
Na terça-feira, os juízes Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus, e esta quinta-feira também a juíza Cármen Lúcia e o juiz Cristiano Zanin votaram pela condenação do antigo presidente. Apenas o juiz Luis Fux votou para absolver Bolsonaro de todos os crimes. Havendo quatro votos a favor e um contra, isto significa que está reunida uma maioria para condenar Bolsonaro. Resta agora serem conhecidas as penas para cada réu. Sabe-se, no entanto, que Bolsonaro arrisca uma pena que pode ir até aos 43 anos de prisão, visto que está acusado pela prática de cinco crimes.  Pela participação numa organização criminosa armada, a lei prevê penas de prisão de 3 a 8 anos, podendo ainda chegar aos 17 anos, segundo a revista VEJA. Pela tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito poderá ter de enfrentar entre 4 a 8 anos de prisão. Pela tentativa de golpe de Estado são 4 a 12 anos de prisão. Pelo crime de dano qualificado são 6 meses a 3 anos de prisão. E por deterioração de património a pena pode ir de 1 a 3 anos de prisão. A defesa entretanto já havia dito esta quinta-feira que em caso de condenação iria solicitar a prisão domiciliária, revela O Globo. "Evidentemente, o presidente Bolsonaro tem uma situação de saúde muito delicada", justificou o advogado Paulo Cunha Bueno ao acrescentar que "com certeza" irá recorrer a tribunais internacionais.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela