Secções
Entrar

Bielorrússia: Dois opositores detidos por “colocarem em risco a segurança nacional”

09 de setembro de 2020 às 17:41

Maria Kolesnikova, um dos rostos da campanha para as presidenciais de agosto, foi sequestrada na segunda-feira no centro de Minsk por vários homens encapuzados e detida esta terça.

Duas figuras da oposição bielorrussa presas recentemente, como Maria Kolesnikova, um dos rostos da campanha para as presidenciais de 09 de agosto, estão detidas por "colocarem em risco a segurança nacional", anunciou hoje a Comissão de Investigação.

Maria Kolesnikova e Maxime Znak, membros do "Conselho de Coordenação" da oposição, realizaram "ações visando desestabilizar a situação sociopolítica e económica (…) do país e comprometer a segurança nacional", segundo um comunicado daquele organismo encarregado dos principais processos criminais na Bielorrússia.

Kolsnikova foi detida pelas autoridades bielorrussas na terça-feira na fronteira com a Ucrânia, depois de os seus apoiantes terem denunciado o seu sequestro na segunda-feira no centro de Minsk por vários homens encapuzados, levando o governo alemão a acusar hoje a Bielorrússia de usar "métodos do oeste selvagem".

A líder da oposição bielorrussa, Svetlana Tikhanovskaya, exilada na Lituânia, exigiu na terça-feira a libertação imediata de Kolsnikova, dos restantes membros do Conselho de Coordenação da oposição e dos presos políticos.

Znak, o advogado que era um dos últimos membros do Conselho de Coordenação da oposição ainda no país e em liberdade, foi detido hoje de manhã por homens encapuzados, disseram colaboradores políticos.

A prisão de Znak ocorre um mês após o início de manifestações sem precedentes na Bielorrússia contra a reeleição para um sexto mandato do Presidente, Alexandre Lukashenko, num escrutínio considerado fraudulento pela oposição.

A polícia bielorrussa tem detido dezenas de milhares de pessoas, algumas das quais se queixaram depois de tortura, suscitando protestos internacionais e ameaça de sanções.

Os Estados Unidos, a União Europeia e diversos países vizinhos da Bielorrússia também rejeitaram a vitória eleitoral de Lukashenko e condenaram a repressão policial, exortando Minsk a estabelecer um diálogo com a oposição.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela