Secções
Entrar

Biden: "Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas

Lusa 21 de setembro de 2021 às 09:05

Presidente norte-americano participou numa reunião com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e assinalou o regresso das relações dos EUA com a organização, após Donald Trump ter retirado o país do Conselho dos Direitos Humanos e da UNESCO.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proclamou na segunda-feira que o país "está de volta" às Nações Unidas, um dia antes de se dirigir à Assembleia Geral da ONU.

Joe Biden e António Guterres Reuters

"Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Biden após uma reunião com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Biden mostrou assim as suas diferenças com o seu antecessor, Donald Trump (2017-2021), sempre cético em relação ao objetivo das Nações Unidas, retirando os Estados Unidos do Conselho dos Direitos Humanos da ONU e também da UNESCO.

Embora o novo Presidente tenha regressado ao Conselho de Direitos Humanos, ainda não regressou à UNESCO.

Nas suas observações após a reunião com Guterres, Biden disse que os Estados Unidos partilham e têm um "forte compromisso" com os "valores e princípios" das Nações Unidas.

O Presidente dos EUA fez um apelo para que os países trabalhassem em conjunto para resolver ameaças tais como pandemias e a crise climática.

"Para acabar com a covid-19 e para lidar com a mais grave ameaça à humanidade que alguma vez vimos, que é a crise climática, só pode ser enfrentada através de soluções globais, nenhum país o pode fazer sozinho", disse.

Por seu lado, Guterres frisou também a diferença entre Biden e o seu antecessor, salientando o compromisso dos EUA com os objetivos das Nações Unidas no que diz respeito à crise climática.

"Agora, com a sua liderança, com o seu forte empenho na crise climática, os Estados Unidos representam um pilar fundamental da nossa atividade", disse.

A Assembleia Geral da ONU dá início aos seus debates anuais na terça-feira, com cerca de 100 líderes internacionais reunidos em Nova Iorque, apesar da pandemia e com uma agenda marcada pela covid-19, pelas alterações climáticas e pela situação no Afeganistão.

Após ter sido realizada remotamente há um ano, a Assembleia terá agora um formato híbrido, com chefes de Estado e de governo a proferirem pessoalmente os seus discursos tradicionais e outros a fazerem-no através de vídeos pré-gravados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela