Secções
Entrar

Aviação civil vai necessitar de mais de 600 mil pilotos até 2036

14 de fevereiro de 2018 às 07:20

Este é um desafio atendendo ao envelhecimento da população, assinalou a Organização da aviação civil internacional.

O crescimento do transporte aéreo deverá implicar o recrutamento de mais de 600.000 pilotos de linha no mundo até 2036, um desafio atendendo ao envelhecimento da população, assinalou esta quarta-feira a Organização da aviação civil internacional (OACI).

O número de voos comerciais e de passageiros duplica a cada período de 15 anos, mas a mão de obra disponível por este sector "contrai-se", referiu a secretária-geral da OACI, Fang Liu, perante o Conselho das relações internacionais de Montreal (CORIM).

Esta responsável assinalou o "inevitável envelhecimento da população, a baixa da natalidade e outros factores", incluindo a "atracção dos futuros talentos para outros sectores de alta tecnologia".

A OACI, uma agência das Nações Unidas, calcula que até 2036 vão ser necessários "pelo menos 620.000 pilotos" para operar os aparelhos comerciais de 100 lugares ou mais e em circulação pelo mundo. "E 80% dos futuros aviadores serão novos pilotos que ainda não voam actualmente", sublinhou.

Cerca de 4,1 mil milhões de pessoas viajam por avião anualmente, e um terço das mercadorias permutadas em todo o mundo é efectuada por via aérea, indicou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela