Aviação civil vai necessitar de mais de 600 mil pilotos até 2036
Este é um desafio atendendo ao envelhecimento da população, assinalou a Organização da aviação civil internacional.
O crescimento do transporte aéreo deverá implicar o recrutamento de mais de 600.000 pilotos de linha no mundo até 2036, um desafio atendendo ao envelhecimento da população, assinalou esta quarta-feira a Organização da aviação civil internacional (OACI).
O número de voos comerciais e de passageiros duplica a cada período de 15 anos, mas a mão de obra disponível por este sector "contrai-se", referiu a secretária-geral da OACI, Fang Liu, perante o Conselho das relações internacionais de Montreal (CORIM).
Esta responsável assinalou o "inevitável envelhecimento da população, a baixa da natalidade e outros factores", incluindo a "atracção dos futuros talentos para outros sectores de alta tecnologia".
A OACI, uma agência das Nações Unidas, calcula que até 2036 vão ser necessários "pelo menos 620.000 pilotos" para operar os aparelhos comerciais de 100 lugares ou mais e em circulação pelo mundo. "E 80% dos futuros aviadores serão novos pilotos que ainda não voam actualmente", sublinhou.
Cerca de 4,1 mil milhões de pessoas viajam por avião anualmente, e um terço das mercadorias permutadas em todo o mundo é efectuada por via aérea, indicou.
Edições do Dia
Boas leituras!