Secções
Entrar

Ataque russo faz pelo menos 25 mortos em Ternopil

Gabriela Ângelo 19 de novembro de 2025 às 19:48

Ataque que teve como alvo dois prédios residenciais aconteceu no dia em que Zelensky visitou a Turquia.

Um ataque russo de drones e mísseis à cidade de Ternopil no oeste da Ucrânia fez durante a madrugada desta quarta-feira pelo menos 25 mortos, dos quais três crianças, e 73 feridos, segundo relatam as autoridades ucranianas citadas pela agência noticiosa norte-americana, Associated Press. 
25 mortos em ataque russo a prédios residenciais na Ucrânia
O ataque noturno teve como alvo dois prédios residenciais de nove andares na cidade localizada a cerca de 200 quilómetros da fronteira com a Polónia que sofreu este fim-de-semana um ataque de dois suspeitos ucranianos que estariam a trabalhar com os serviços de inteligência russos em linhas de comboio que ligam o país à Ucrânia.  Pelo menos 19 das vítimas mortais terão sido queimadas vivas, incluindo três crianças de cinco, sete e 16 anos, disse o ministro do Interior, Ihor Klymenko. Duas dúzias de pessoas continuam desaparecidas nos escombros e as equipas de resgate irão continuar os seus trabalhos pelo menos mais dois dias.  A Força Aérea ucraniana anunciou que tinha abatido 442 dos 476 drones russos e 41 dos 48 mísseis. “Cada ataque contra a vida quotidiana indica que a pressão sobre a Rússia [para terminar com a guerra] é insuficiente”, escreveu o presidente, Volodymyr Zelensky, na plataforma Telegram.  No entanto, a cidade de Ternopil não foi a única localidade que sofreu com os ataques russos. Segundo o canal televisivo britânico, BBC, instalações energéticas, de transportes e infraestruturas civis também foram danificadas em outras partes da zona oeste da Ucrânia. Na região Ivano-Frankivsk o setor energético foi alvo de ataques que deixaram três pessoas feridas, duas delas crianças. O chefe da região de Lviv afirmou que uma instalação energética também tinha sido atingida. A Rússia tem vindo a intensificar os seus ataques à rede energética da Ucrânia, à medida que se aproxima o inverno.  Este ataque dá-se ainda no dia em que Zelensky visitou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan em Ancara, como parte dos seus esforços para angariar apoio e aumentar a pressão internacional sobre a Rússia. A Turquia é um mediador importante na região do Mar Negro, mantendo relações tanto com a Ucrânia como com a Rússia.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela