Secções
Entrar

António Guterres quer encontrar solução política para a Síria

12 de fevereiro de 2017 às 17:52

"Não teremos êxito na luta contra o terrorismo na Síria sem uma solução política global", afirmou o secretário-geral da ONU

António Guterres mostrou-se mais uma vez preocupado com a situação na Síria e apelou à necessidade de encontrar uma solução política para acabar com o terrorismo. "Não teremos êxito na luta contra o terrorismo na Síria sem uma solução política global", afirmou o secretário-geral da ONU, num conferência de imprensa conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir.

Para o português, a falta de propostas políticas alimenta os terroristas e insistiu no combate contra a retórica que relaciona o Islão e o terrorismo. "As políticas islamofóbicas podem ser o melhor apoio à propaganda do Daesh (o grupo radical Estado Islâmico), afirmou.

Guterres, que começou na Arábia Saudita uma deslocação a vários países árabes - nos próximos dias, Guterres vai passar ainda por Omã, Qatar e Egipto -, também pediu a todos os grupos iraquianos que cooperem para se conseguir a reconciliação no país. 

O chefe da diplomacia saudita disse que na reunião com Guterres foi abordada a situação na Síria, na Líbia, no Iraque e no Iémen.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela