Ameaça de Trump de anexar o Canadá é "real", alerta Trudeau
Objetivo dos Estados Unidos será explorar os recursos naturais do Canadá.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou esta sexta-feira (7) que a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar o território canadiano "é algo real". Segundo fonte governamental citada pela agência de notícias Reuters, o objetivo desta anexação será a exploração dos recursos naturais canadianos.
"Sugiro que o governo de Trump não só sabe quantos minerais temos, como pode ser por isso que eles continuam a falar em nos absorver e tornarem-nos no 51º estado", começou por dizer Trudeau numa reunião a portas fechadas com líderes empresariais. "Eles estão muito cientes dos nossos recursos, do que temos, e querem muito poder beneficiar deles."
Os comentários de Trudeau foram relatados pela primeira vez pelo Toronto Star, que indicou que terão sido transmitidos por engano através de um microfone que estaria ligado. Fonte do governo, confirmou a veracidade dos comentários.
"O Sr. Trump tem em mente que uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é absorvendo o nosso país. E isso é algo real", acrescentou Justin Trudeau.
O Canadá tem agora procurado defender-se das medidas dos EUA. Aos jornalistas, Trudeau já havia admitido que o Canadá poderia enfrentar desafios a longo prazo com os Estados Unidos, mesmo que este conseguisse evitar as ameaças de Trump de imposição de tarifas.
Edições do Dia
Boas leituras!