Secções
Entrar

Alexei Navalny condenado a mais 19 anos de prisão

Márcia Sobral 04 de agosto de 2023 às 16:35

Acusação pedia pena superior a 20 anos para o opositor russo.

O político russo Alexei Navalny foi condenado, esta sexta-feira, a mais 19 anos de pena de prisão. A sentença do Tribunal Melekhovo surge numa altura em que o maior opositor de Vladimir Putin já se encontrava a cumprir 11 anos e meio de pena por fraude e associação criminosa.

REUTERS/Evgenia Novozhenina

Agora, foi visado noutras seis acusações entre elas incitação e financiamento de atividades extremistas e desestabilização da situação sociopolítica da Rússia, nota aReuters.

A sentença era já esperada, incluindo pelo próprio Navalny que, no dia anterior, fez uma publicação nas redes sociais onde previa a atribuição de uma "longa pena" de forma a "assustar" os russos.

Ainda assim considerava a decisão irrelevante, uma vez que terá ainda de ser julgado pelo crime de terrorismo o que deverá aumentar significativamente as suas penas.

Desde a primeira acusação que, tanto Navalny como os seus apoiantes têm defendido que todo o processo judicial é baseado em provas forjadas e sustentado por questões ideológicas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela