Secções
Entrar

Alemanha vai comprar mísseis antitanque a Israel

Lusa 22 de outubro de 2025 às 13:34

Míssil Spike é o sistema de armas da Rafael mais vendido a nível mundial.

A Alemanha vai comprar mísseis antitanque guiados Spike, de produção israelita, num acordo no valor de 2.000 milhões de euros, revelou esta quarta-feira o jornal israelita Haaretz.
Míssil Tomahawk: tema central do encontro entre Trump e Zelensky na Casa Branca Kallysta Castillo/U.S. Navy via AP, File
O acordo, segundo o jornal, foi assinado através da NATO com a EuroSpike, uma 'joint-venture' fundada na Alemanha pela Diehl Defence, a Rheinmetall (com 80% das ações) e a Rafael de Israel (20%) A parceria foi criada para facilitar a venda dos mísseis Spike a países europeus como a Alemanha e Espanha, referiu o jornal, citado pela agência de notícias espanhola EFE. O Governo alemão anunciou em agosto a suspensão das exportações de armamento para Israel que pudesse ser usado na Faixa de Gaza, quando o executivo de Benjamin Netanyahu aprovou a tomada da cidade de Gaza. O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse na altura que não compreendia como é que o plano de Israel podia conduzir aos objetivos de desarmar o Hamas, alcançar a libertação dos reféns e encetar rapidamente negociações para um cessar-fogo. "Nestas circunstâncias, o Governo Federal não aprovará até novo aviso nenhuma exportação de material militar que possa ser utilizado na Faixa de Gaza", anunciou então Merz, numa decisão sem precedentes para a Alemanha. Contudo, no sentido inverso, só em 2025 a Alemanha adquiriu mais armamento israelita do que nos quatro anos anteriores juntos. Segundo o Haaretz, essa contabilidade não inclui um acordo de 3.500 milhões de euros de 2023, sobre a aquisição pela Alemanha do sistema de mísseis Arrow 3. De acordo com uma resposta do Governo alemão a um inquérito parlamentar, citada pelo Haaretz, o exército já adquiriu este ano armamento israelita no valor de 315 milhões de euros, sem contar com o acordo Spike. Este valor é superior ao total gasto em armas israelitas no conjunto dos quatro anos anteriores. O míssil Spike é o sistema de armas da Rafael mais vendido a nível mundial. A empresa israelita já vendeu mísseis Spike a mais de 40 países.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela