Al Qaeda define os alvos: EUA, França e Rússia
Nas redes sociais, grupos próximos da rede terrorista apelaram aos "lobos solitários" extremistas para perpetrarem ataques
Grupos próximos da rede terrorista Al Qaeda apelaram, nas últimas horas, através das redes sociais, aos "lobos solitários" extremistas para perpetrarem ataques em países como os EUA, França e Rússia.
"Vinga-te dos crimes cometidos pelos 'kuffar' [apóstatas] contra os teus irmãos e irmãs muçulmanas", de acordo com uma mensagem em inglês dessa campanha de propaganda numa conta próxima da organização Al Qaeda na Península Arábica (AQPA) e distribuída por diversas contas relacionadas.
Os apelos transmitidos nessa conta anónima no serviço de mensagens instantâneas, que foi aberta na segunda-feira, foram elaborados de forma profissional e incluem fotografias, frases e textos de incitação em árabe, inglês e russo. "Se sonhas viajar para a terra da 'jihad' [guerra santa] para defender os muçulmanos, tens uma opção melhor: vencer e castigar os inimigos de Alá nas suas casas", sublinham alguns anúncios.
Apesar de a maioria destes textos não esclarecer os motivos da vingança, dois cartazes referem-se às operações militares nas quais participam os EUA, a Rússia e a França contra grupos extremistas na Síria. "Alá mostrou-te o que deseja e grande é oferecer a felicidade aos corações de crianças e mulheres sírias e emboscar os inimigos de Alá e atacar pontos sensíveis nos seus países", afirmou.
Um destes textos define o "lobo solitário" como um "jovem que desestabiliza os apóstatas na sua terra".
Em Janeiro de 2015, a AQPA reivindicou, em vídeo difundido na Internet, o atentado contra a redacção do semanário satírico Charlie Hebdo, em Paris, e no qual morreram 12 pessoas.
A AQPA, com base no Iémen e dirigida pelo líder iemenita Qasem al Rimi, conhecido como "Abu Huraira al Sannani", é considerada um dos ramos mais perigosos e activos da Al Qaeda pelas autoridades norte-americanas.
Edições do Dia
Boas leituras!