Secções
Entrar

Agricultores: Simplificação é chave de pacote de medidas a anunciar em Bruxelas

Lusa 02 de fevereiro de 2024 às 12:54

O pacote será apresentado a tempo de ser debatido pelos ministros da Agricultura dos 27 Estados-membros, que se reúnem em Conselho em 26 de fevereiro.

A Comissão Europeia referiu esta sexta-feira que a simplificação é uma "prioridade máxima" da política agrícola comum (PAC) e a chave do pacote que será apresentado para reduzir os encargos administrativos dos agricultores, disse hoje um porta-voz da instituição.

EPA/Mohammed Badra

Referindo que a PAC está em constante evolução, não é estática, o porta-voz do executivo comunitário para a Agricultura, Olof Gille, referiu "a simplificação é sempre uma prioridade máxima" quando esta é analisada para "melhorar as formas de apoiar os agricultores".

Gille, que falava na conferência de imprensa diária da Comissão, escusou-se a entrar em pormenores sobre as medidas que estão em negociações entre o executivo comunitário e a Presidência semestral belga da União Europeia (UE).

O pacote será apresentado a tempo de ser debatido pelos ministros da Agricultura dos 27 Estados-membros, que se reúnem em Conselho em 26 de fevereiro.

A CAP acabou de ser revista para o período 2023-2027, tendo introduzido os planos estratégicos nacionais, que dão mais margem de manobra aos Estados-membros na definição dos regimes e programas para ajudar os seus agricultores, nomeadamente para o cumprimento de metas climáticas ou de segurança alimentar.

O porta-voz lembrou que cada Estado-membro "tem um poder discricionário considerável quanto à forma de execução, pelo que a conceção dos regimes de financiamento dos controlos está, em grande medida, nas suas mãos, assumindo um papel muito importante a desempenhar na avaliação de outras possibilidades".

A situação da agricultura na UE ganhou uma grande visibilidade com os recentes protestos que mobilizaram milhares de agricultores em vários Estados-membros, incluindo Portugal, com fecho de fronteiras e cortes de estradas.

Os agricultores europeus saíram à rua nas últimas semanas, bloqueando estradas com tratores e fardos de palha, exigindo a flexibilização da PAC e mais apoios para o setor, em ações que já levaram os governos a adotar novas medidas.

Em comum, os agricultores europeus têm a luta por uma PAC mais justa, através de, por exemplo, mais flexibilizações para os planos estratégicos de cada Estado-membro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela