Secções
Entrar

"A França está de volta", diz o primeiro-ministro

11 de junho de 2017 às 21:12

Segundo o chefe do governo, os eleitores dirigiram uma "mensagem sem ambiguidades" e querem um parlamento com um "novo rosto".

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, afirmou que "a França está de volta", numa reacção à vitória, com larga maioria, do partido do presidente, Emmanuel Macron, na primeira volta das eleições legislativas.

Segundo o chefe do governo, os eleitores dirigiram uma "mensagem sem ambiguidades" e querem um parlamento com um "novo rosto".

Édouard Philippe agradeceu, citado pela agência noticiosaAP, o empenho dos serviços de segurança para que o ato eleitoral decorresse sem problemas.

De acordo com projecções avançadas pela agência AFP, o partido centrista A República em Marcha! ganhou com larga maioria a primeira volta das legislativas, ao obter entre 32,2 e 32,9% dos votos.

As mesmas projecções indicam que o partido Os Republicanos (direita) conseguiu entre 20,9 e 21,5%, a Frente Nacional (extrema-direita) entre 13,1 e 14%, a França Insubmissa (esquerda) 11% e o Partido Socialista entre 9 e 10,2%.

A primeira volta eleitoral ficou marcada por uma forte abstenção, acima dos 50%.

A segunda volta das legislativas realiza-se a 18 de Junho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela