Secções
Entrar

UE examina suspeitas de cartel na indústria automóvel alemã

22 de julho de 2017 às 19:40

Depois de analisar o caso, o executivo europeu decide se abre ou não um inquérito

A Comissão Europeia indicou este sábado que está a analisar informações que dão conta de um eventual cartel entre grandes construtores do sector automóvel alemão.

"A Comissão Europeia e o gabinete alemão anti-cartel receberam informações" sobre um eventual cartel entre os construtores alemães Volkswagen, Audi, Porsche, BMW e Daimler, "que estão a ser examinadas pela Comissão", indicou o executivo europeu.

"Nesta altura, é prematuro especular mais", disse um porta-voz de Bruxelas, acrescentando que "a Comissão Europeia e as autoridades nacionais da concorrência cooperam de perto neste tipo de assuntos".

Depois de analisar o caso, o executivo europeu decide se abre ou não um inquérito.

As declarações da Comissão surgem depois de um artigo na revista alemãDer Spiegel,segundo o qual os cinco construtores teriam formado um cartel desde os anos de 1990, havendo concertação nomeadamente quanto à redução de emissões poluentes em veículos diesel.

A Comissão Europeia pode aplicar multas pesadas neste tipo de situações. O recorde foi atingido em Julho de 2016, com a União Europeia a aplicar uma multa de 2,93 mil milhões de euros a quatro fabricantes europeus de camiões, acusados de se terem concertado durante 14 anos quanto aos preços de venda.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela