Sábado – Pense por si

Zonkey. Isto é o que acontece quando uma zebra e um burro têm um filho

Segundo as palavras da dona, Zippy tem "muita personalidade" e um "jeito atrevido". Será o segundo exemplar que nasceu no Reino Unido.

Foi na herdade de Kristine Turner em South Barrow, Somerset, Inglaterra, que nasceu Zippy, filho de um burro e de uma zebra. Este raro cruzamento dá origem a um zonkey, a junção das duas palavras em inglês: zebra (igual em português) e donkey (burro em português).

Segundo Kristine explicou ao Independent, a mãe de Zippy, a zebra Ziggy, tem seis anos e foi comprada na Alemanha por 10 mil libras (cerca de 11 mil euros). Agora, vive na quinta de Kristine com nove burros, incluindo o companheiro de paternidade, Rag.

Turner confessou que a chegada de Zippy foi uma surpresa porque nunca percebeu que a zebra estava grávida. "Há cerca de um mês, abri as janelas do quarto, que têm vista para a quinta, e vi um pequeno potro a olhar para ti", recordou, assumindo que ficou "completamente em choque".

Segundo as palavras da dona, Zippy tem "muita personalidade" e um "jeito atrevido", enquanto a zebra assumiu por completo o papel de mãe. "Eles [mãe e cria] fazem tudo juntos", contou, confessando que Rag tende a manter-se afastado. "Zippy é um pequeno milagre", reforçou.

De acordo com o mesmo jornal, até ao nascimento desta cria, a 2 de Outubro, julgava-se que existia apenas um zonkey na Grã-Bretanha, Zambi que vive num santuário de burros em Shropshire.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.