Sábado – Pense por si

O génio de Brian Wilson em seis canções fundamentais

Com os Beach Boys, Brian Wilson criou composições que marcaram a década de 60 de forma indelével e influenciaram centenas e centenas de músicos, além de tocarem milhares de pessoas a um nível íntimo.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
O génio de Brian Wilson em seis canções fundamentais
Diogo Barreto 12 de junho de 2025 às 00:32

Brian Wilson tinha o condão de compôr sinfonias que duravam três minutos (podemos chamar-lhes sinfonias de bolso) e que tocaram o ínitmo de centenas de milhares de pessoas ao longo de seis décadas e que continuarão, nas próximas décadas, a dar consolo a tantas outras milhares de pessoas.

Deixamos aqui seis canções de Brian que servem como um abraço, um sorriso ou até como uma lágrima na cara de alguém que nos é querido.

"God Only Knows"

Brian Wilson declarou que "Be My Baby", das Ronettes, foi a melhor canção alguma vez gravada. Milhares de pessoas discordam dele e dizem que a melhor canção alguma vez gravada é precisamente "God Only Knows". Num disco que tantos consideram perfeito, uma pérola como "God Only Knows" consegue distinguir-se como estando acima das restantes.

Para não repetir discos, deixamos ainda duas outras sugestões do álbum Pet Sounds: "Let's Go Away for Awhile", um tema instrumental sublime, e "Wouldn't It Be Nice", um manifesto musical de felicidade juvenil.

"Good Vibrations"

Se "God Only Knows" prima pela sua sumptuosidade discreta, "Good Vibrations" é um tema que é exuberante em cada uma das suas várias partes. Foram precisos mais de trinta músicos para gravar o tema, cada um dos quais teve de repetir várias vezes a sua parte para satisfazer Brian. E o resultado é glorioso.

"I Get Around"

Boa parte das pessoas quando pensa nas características musicais dos Beach Boys lembra-se, certamente, das harmonias da família Wilson e do amigo Mike Love. "I Get Around" começa exatamente com uma espantosa harmonia cantada a cinco vozes e que marcou uma nova fase na composição de Wilson, tornando cada vez mais intrincadas as dinâmicas vocais da banda.

Outros exemplos semelhantes a "I Get Around" são "Little Saint Nick" ou "California Girls".

"Surfin USA"

A imagem de marca dos Beach Boys era a de jovens com cabelo à tigela, muitas vezes com roupa de praia (calções de banho e camisas de padrão e manga curta ou até mesmo a carregarem pranchas de surf). Esta estética apelava ao jovem público californiano que delirou com o riff de guitarra de "Surfin' USA", o primeiro grande êxito de Wilson.

Na vibe surfista inicial existem ainda temas como "Surfin Safari" ou  "Little Deuce Coupe".

"Love and Mercy"

Em 1988 Brian Wilson lançou o seu primeiro disco a solo. Não tão inventivo como no passado, não deixou de ser um disco com grandes canções, incluindo esta "Love and Mercy", tema comandando pelo piano e que não descura as harmonias vocais típicas dos Beach Boys iniciais.

"Surf's Up"

Mais uma sinfonia de bolso e uma das canções mais intrincadas dos Beach Boys. Se esta composição de "surf" tem muito pouco, de "up" (ou seja, arrebitadora) tem ainda menos. É um tema dividido em duas partes, com a última composta apenas por piano e vocalizações de Brian Wilson. 

Desse mesmo disco (homónimo), há também outros temas essenciais como "Don't Go Near the Water" e "'Till I Die", uma canção sobre o sentimento de desamparo total. Talvez seja apropriada para fechar este texto sobre uma perda como a de Brian Wilson, um génio que sempre esteve cá.

Artigos Relacionados
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)