Sábado – Pense por si

Gnration recebe Boogarins, Fogo Fogo e Jorge Cruz até agosto

Em maio, o espaço de artes bracarense celebra 12 anos e faz uma festa conjunta com o Theatro Circo, propondo dois dias de concertos. A programação até ao verão foi também revelada.

Capa da Sábado Edição 2 a 8 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 2 a 8 de setembro
Lusa 25 de março de 2025 às 12:53
Jorge Miguel Gonçalves / Sábado

O gnration, em Braga, celebra 12 anos em maio com dois dias de concertos, de artistas e bandas como Boogarins e Fogo Fogo, que marcam o arranque da programação daquele espaço cultural até agosto.

De acordo com o gnration, num comunicado divulgado esta terça-feira, este ano a festa de aniversário será conjunta com o Theatro Circo, que celebra 110 anos, e acontece nos dias 2 e 3 de maio.

As comemorações no gnration começam com os brasileiros Boogarins, no dia 2, e continuam com o 'gnration open day', no dia 3 e que é de entrada gratuita.

A programação, nesse dia, inclui Fogo Fogo, Riza Said, Robert Auki Aubrey Lowe (também conhecido como Lichens), Sereias, Tricla, Sheri Vari e Zancudo Berraco.

A música segue a 16 de maio, dia em que Jorge Cruz sobe ao palco do gnration para apresentar Transumante, álbum que editou no ano passado e o primeiro a solo em mais de 13 anos.

Também em maio, mas no dia 25, o multi-instrumentista Joe McPhee, "um dos grandes nomes do jazz e da música improvisada", apresenta-se com o seu novo quarteto, Monster, do qual fazem parte a clarinetista Susanna Gartmayer, o contrabaixista John Edwards e a baterista Mariá Portugal.

A música jazz volta ao gnration em julho, no âmbito do ciclo "Julho é de Jazz", que acontece também no Theatro Circo.

A 4 de julho, sobem a palco os portugueses Ricardo Toscano e Gabriel Ferrandini. O saxofonista e o baterista juntaram-se em 2020, desafiados pelo compositor e produtor Eduardo Queiroz, e desse encontro saiu o álbum Unpredictable Sessions, editado no ano passado.

Também a convite, mas do gnration, juntaram-se a guitarrista Ava Mendoza, o contrabaixista e baixista Brad Jones, AKA Alias e Avant Lounge, mais o baterista e percussionista Hamid Drake, que se apresentam ao vivo no dia 5 de julho.

A atuação da saxofonista Zoh Amba está marcada 10 de julho, com o seu Zoh Amba Sun Ensemble, no qual é acompanhada pelo pianista Lex Korten, a baixista Caroline Morton e o baterista Russell Carter.

O quarteto bracarense FourWard, formado por José João Viana, na guitarra elétrica, Gonçalo Cravinho Lopes, no baixo e contrabaixo, Simão Duque, no trompete, e Tomás Alvarenga, nos sintetizadores e bateria, apresenta o álbum de estreia, gravado com o apoio do gnration, a 12 de julho.

Em junho chega o ciclo Zona Franca, promovido pelo gnration, o Theatro Circo e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Em 9 de junho, é apresentada uma peça que nasceu do encontro artístico entre a bailarina e coreógrafa Piny e o 'rapper' xullaji.

Construído em residência artística em Guimarães, o trabalho terá estreia em 24 de maio no Centro Cultura Vila Flor.

Para 18 de junho está marcada a atuação do octeto de gamelão/percussão híbrida Ensemble Nist-Nah, encabeçado pelo baterista e percussionista australiano Will Guthrie.

Ainda em junho, no dia 28, o gnration recebe a estreia da peça interdisciplinar Psiconáutica, criada pela compositora bracarense Sara Marita, que cruza música eletrónica, voz, multimédia e trabalho de luz.

O programa expositivo inclui a instalação Still Moving Inside Me, da artista visual Tatiana Macedo, e a exposição Ana Vieira, Cadernos de Montagem, que reúne "um conjunto de obras da histórica artista portuguesa e exibe-as acompanhadas pelos cadernos, anotações e instruções de montagem deixadas pela própria", ambas patentes até 28 de junho.

Em 10 de julho é inaugurada GINESIS, exposição do artista interdisciplinar mexicano Mario de Veja, que "convida o público a refletir sobre as complexidades que estão por detrás do uso da tradução como instrumento histórico de doutrinação, colonização e imposição cultural".

Em 18 de julho, é inaugurada a exposição de final de ano dos estudantes do Mestrado em Media Arts da Universidade do Minho. E antes, em 11 de junho, o espaço acolhe o concerto de música contemporânea dos estudantes da Licenciatura em Música da Universidade do Minho.

Em agosto, o pátio exterior do gnration acolhe o programa Cinema no Pátio, de entrada gratuita, que inclui a exibição, entre outros, de On Falling, de Laura Carreira.

Na primavera, o gnration inaugura um novo ciclo de pensamento sobre Inteligência Artifical (IA), arte e cultura, "AI Cultural Sabotage", que tem curadoria do investigador Alessandro Ludovico.

A primeira conversa, a 7 de maio, tem como convidados a investigadora Kate Crawford e o artista visual Vladan Joler; a segunda, marcada para 11 de junho, irá contar com a participação do professor de humanidades digitais, inteligência artificial e estudos media na Universidade de Basileia, na Suíça, Ranjodh Singh Dhaliwal.

Este ciclo decorre exclusivamente online e é de participação gratuita.

Entre maio e agosto, o gnration acolhe também iniciativas no âmbito de Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura.

Artigos Relacionados
A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.