Secções
Entrar

Morreu David Crosby, músico icónico dos The Byrds e dos Crosby, Stills & Nash

Tinha 81 anos. A morte foi confirmada pela mulher, Jan Dance, e deu-se após "doença prolongada".

Leonor Riso 19 de janeiro de 2023 às 22:35

Morreu o cantor-compositor David Crosby, fdundador das bandas the Byrds and Crosby, Stills & Nash (que mais tarde se chamou Crosby, Stills, Nash & Young). Tinha 81 anos e a morte foi anunciada pela mulher Jan Dance à revistaVariety.

"É com grande tristeza que depois de uma doença prolongada, morreu o nosso amado David (Croz) Crosby. Ele estava rodeado pela mulher e alma gémea Jan e pelo filho Django. Embora não esteja aqui connosco, a sua humanidade e alma gentil vão conitnuar a guiar e a inspirar-nos", lê-se no comunicado.

David Crosby deixa ainda o filho James Raymond, e as duas filhas Erika and Donovan, de relações anteriores. Também é o pai biológico das filhas nascidas através de inseminação artificial do casal Julie Cypher e da cantora Melissa Etheridge, segundo revelou esta última, em 2000.

Os Byrds eram compostos por Crosby ao lado de Roger McGuinn, Gene Clark, Chris Hillman e Michael Clarke e popularizaram ofolk rock. O seu primeirosinglefoi umacoverdeMr. Tambourine Man, de Bob Dylan, que chegou a número um nos EUA.

Em 1968, lançou o primeiro álbum com os Crosby, Stills & Nash. Mais tarde, à banda juntou-se Neil Young. David Crosby chegou a ser preso em 1982 por estar na posse de uma arma e de um cachimbo usado para consumir cocaína, pelo que cumpriu cinco meses de prisão em 1986.

Entrou duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame e cinco álbuns com a sua participação chegaram à lista dos 500 Melhores Álbuns de Sempre da revistaRolling Stone.

Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já