Secções
Entrar

Morreu a cantora Roberta Flack, a voz de Killing Me Softly nos anos 70

Tinha 88 anos e, ao longo da sua carreira, ganhou cinco Grammy.

Leonor Riso 24 de fevereiro de 2025 às 15:48
REUTERS/Mike Hutchings

Morreu Roberta Flack, cantora mais célebre por uma versão da canção Killing Me Softly With His Song lançada em 1973. A vocalista de R&B e pop tinha 88 anos, avança a revista Variety.

"Estamos de coração partido com a morte da gloriosa Roberta Flack esta manhã, de 24 de fevereiro de 2025", lê-se no comunicado emitido pelos seus representantes. "Morreu pacificamente rodeada da sua família. Roberta quebrou fronteiras e recordes. Também era uma educadora orgulhosa."

Roberta Flack tornou-se famosa quando o realizador e ator Clint Eastwood usou uma versão de The First Time Ever I Saw Your Face da cantora, no filme Play Misty for Me, de 1971. A gravação de Killing Me Softly With His Song de Roberta Flack surgiu em 1973.

Venceu cinco Grammy e foi nomeada outras oito vezes. Roberta Flack criou ainda a Escola de Música com o seu nome, que fica em Nova Iorque e recebe crianças entre os seis e os 14 anos. 

Em 2022, Roberta Flack anunciou que fora diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica: já não conseguia cantar. 

A primeira a ganhar Grammy consecutivos de Canção do Ano

Em 1972, The First Time Ever I Saw Your Face esteve no topo da tabela Billboard e acabou por arrecadar o prémio de Canção do Ano. Em 1973, Roberta Flack tornar-se-ia a primeira a conseguir vencer duas vezes consecutivas o mesmo prémio com Killing Me Softly With His Song. 

Pianista de formação clássica, foi descoberta no fim dos anos 60 pelo músico de jazz Les McCann, que escreveu segundo a Associated Press que a "voz tocava, prendia e despertava cada uma das emoções". 

Roberta Flack também esteve ligada aos movimentos sociais e era amiga do reverendo Jesse Jackson e da ativista Angela Davis, que visitou na prisão. Cantou ainda no funeral de Jackie Robinson, o primeiro jogador negro profissional da primeira liga de beisebol norte-americana. 

Era filha de músicos e o seu nome completo era Roberta Cleopatra Flack. Devido ao seu talento para o piano, recebeu uma bolsa para estudar na universidade Howard aos 15 anos de idade. 

Dois dos seus êxitos foram duetos com Donny Hathaway, e em 1979, ambos trabalhavam num álbum quando ele sofreu um esgotamento antes de uma queda fatal da janela do seu quarto de hotel em Manhattan. 

O seu último Grammy foi de carreira, recebido em 2020. Deixa um filho, o músico Bernard Wright. 

Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já