Sábado – Pense por si

Crítica de Livros: What's in a Name, de Ana Luísa Amaral

A autora publicou colectâneas de poemas, mas é com What's in a Name, chegado agora às livrarias, que reencontramos o melhor da sua obra

Capa da Sábado Edição 16 a 22 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 16 a 22 de setembro
Eduardo Pitta 23 de junho de 2017 às 20:00

Depois da novela autobiográfica com que em 2013 expôs publicamente a sua orientação sexual, Ana Luísa Amaral (n. 1956) continuou a publicar colectâneas de poemas, mas é comWhat's in a Name, chegado agora às livrarias, que reencontramos o melhor da sua obra. No poema que dá o título ao conjunto, pergunta a autora: "[…] o que há num nome?" Poeta central da poesia portuguesa contemporânea, a autora tem-se destacado pela forma hábil como, sem se afastar do classicismo da tradição anglo-americana (Emily Dickinson e Anne Sexton são referências próximas), consegue impor a voz que dá "nome a estas coisas", fazendo-o sempre com o rigor oficinal que faz da sua escrita um lugar de alto conseguimento: "Mas não há nada de natural num nome:/ como uma roupa, um hábito, normalmente para a vida inteira,/ ele nada mais faz do que cobrir/ a nudez em que nascemos." A identidade é um ferrete.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)