O Principezinho de Antoine Saint-Exupéry, Avozinha gângster, de David Walliams, e A culpa é das estrelas, de John Green, são os livros preferidos dos alunos do ensino básico, segundo os resultados de uma eleição divulgados esta sexta-feira.
A iniciativa 'Miúdos a Votos' procurou, através da votação dos livros preferidos pelos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, envolver crianças e jovens no processo eleitoral e estimular a leitura e a cidadania.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, esteve na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, no encerramento da iniciativa onde foram anunciados os vencedores e que considerou "um evento importante", que, "basicamente, troca por miúdos o processo eleitoral", ao qual já tinha assistido, em fase de campanha, numa escola em Sintra.
"Foi muito interessante ver como as turmas apresentavam livros. Muitas das turmas uniam-se em coligação para juntar força, capacidade eleitoral. Depois faziam vídeos, páginas no Facebook, cartazes e mimetizavam o processo eleitoral. Até chegarmos aqui ao momento eleitoral", disse Brandão Rodrigues.
No total votaram na eleição dos livros preferidos, que decorreu a 17 de Março, 53.666 alunos do ensino básico: 17.087 do 1.º ciclo, 18.326 do 2.º ciclo e 18.253 do 3.º ciclo, segundo dados da organização, que contou com o apoio da Pordata, uma base de dados estatísticos.
Os alunos do 1.º ciclo, que elegeram O Principezinho como o seu preferido, votaram em 2.º lugar no livro Porque é que os animais não conduzem, de Pedro Seromenho, e em 3.º lugar no livro O tubarão na banheira, de David Machado, sendo que os autores dos dois últimos marcaram presença no encerramento da iniciativa.
Já os alunos do 2.º ciclo, que elegeram Avozinha gângster como o preferido, colocaram em 2.º lugar Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, e em 3.º lugar o vencedor entre os alunos do 1.º ciclo, O Principezinho.
Para os alunos do 3.º ciclo a preferência recaiu sobre A culpa é das estrelas, aos quais se seguiram O Diário de Anne Frank, um relato de uma adolescente judia sobre os dias que viveu escondida com a família da polícia nazi e do seu posterior envio para um campo de concentração, colocando no último lugar do pódio O rapaz do pijama às riscas, de John Boyne, também sobre o Holocausto, na perspectiva de uma criança que vivia lado a lado com um campo de concentração sem saber do que se tratava.
As listas de livros que foram a votação são resultado das sugestões dos próprios alunos, que ao todo acabaram por sugerir mais de dois mil títulos diferentes. Face ao número de escolas existentes no país, a participação nesta votação abrangeu 3,4% das escolas do 1.º ciclo, 11,9% das escolas do 2.º ciclo e 9,8% do 3.º ciclo, maioritariamente públicas. Segundo a organização, das 404 escolas inscritas na iniciativa há três fora do território nacional, mas em países lusófonos: o Colégio Português de Luanda e a Escola Portuguesa de Lubango, ambos em Angola e a Escola Portuguesa de Díli, em Timor.