A 21.ªTrienal de Artes, Design e Arquitectura de Milão, em Itália, vai contar com o projecto portuguêsObjects after Objects, comissariado por José Bártolo e com curadoria dosarquitectos Roberto Cremascoli e Maria Milano.
O programa é composto pelas secçõesThe Reinvented Object, que inclui workshops, e Extemporary Capsule, proposta de micro-arquitectura que serve de suporte à instalaçãoIntangible Made Tangible - formada por objectos de design, criados por designers portugueses, que representam empresas nacionais.
New Design Practices, com dez exemplos de arquitectura nacional de nova geração, e Portuguese Design Icons, com objectos icónicos criados em Portugal nos últimos 100 anos, também fazem parte do programa. O projecto inclui ainda 13 Habitats, uma visão das residências de grandes personalidades da arquitectura portuguesa.
Em declarações à Lusa, o comissário José Bártolo explicou que a participação portuguesa vai concretizar-se em seis etapas "que, no seu conjunto, se tornam num manifesto das práticas emergentes de projecto, partindo do tema geral da trienal, do texto programático dos comissários, e da compreensão nacional das questões aí colocadas". "A afirmação de uma contemporaneidade projectual portuguesa construir-se-á, igualmente, em diálogo com a história, num entendimento crítico do passado e na antecipação programática do futuro", acrescenta.
O evento, que decorre de Abril a Setembro de 2016, destaca-se como um dos principais certames de arte, design e arquitectura e terá por tema 21st Century - Design after Design.