O Portugal Fashion, evento de promoção da moda portuguesa, arranca esta quinta-feira com opodcast/videocast"Thinking Fashion", apresentado pela jornalista e apresentadora Inês Maria Menezes, cujo objetivo é ampliar o diálogo entre moda, cultura e sociedade.
"É uma nova forma de contar as histórias que têm feito a moda portuguesa crescer - com tempo, profundidade e uma abordagem mais editorial. O projeto arranca hoje, com o apoio do Norteshopping, que se junta a nós como patrocinador desta iniciativa", explicou à Lusa Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion.
Segundo o Portugal Fashion, oThinking Fashionvai ter uma cadência regular semanal e será lançado em oito capítulos temáticos.
Opodcast/videocastfoi gravado ao vivo entre 19 a 22 de maio e convida o público a refletir sobre o presente e o futuro da moda, através de conversas com figuras-chave do setor da moda.
"Este projeto pioneiro propõe um olhar crítico, acessível e envolvente sobre os temas que moldam o setor - da sustentabilidade ao consumo, das tendências às identidades culturais (...), onde cada episódio se transforma numa viagem pelo universo da moda - com paragens na criação, no estilo, na indústria e na sociedade", lê-se na nota de imprensa enviada à comunicação social.
Segundo o Portugal Fashion, a jornalista e apresentadora Inês Maria Menezes, "conhecida pela escuta atenta, pelas entrevistas marcantes e pela capacidade de ir além da superfície", vai trazer ao projeto a sensibilidade certa para pensar a moda como linguagem, como expressão e como espelho do nosso tempo.
"Vestir é fazer silêncio com o corpo ou barulho com a pele. Há quem escolha. Há quem seja escolhido. A moda é, também, uma ideia de tempo: do que passou, do que virá, e do que agora nos atravessa", afirma Inês Maria Menezes.
Gravado no espaço Galleria do Norteshopping,Thinking Fashionserá também uma experiência de proximidade, pois os visitantes do centro comercial puderam assistir ao vivo à gravação dos episódios.
Para Mónica Neto, este é um projeto que concretiza "um dos objetivos mais importantes do Portugal Fashion: mostrar que a moda portuguesa está viva, pensa o seu tempo e sabe conversar com o mundo. Democratizar o acesso a essa conversa é uma forma de a tornar ainda mais relevante".
O Portugal Fashion vai em breve comunicar em detalhe a próxima edição, disse à Lusa fonte oficial da organização.