Sábado – Pense por si

Morreu Shelley Duvall, a estrela de "Shining" e "Annie Hall"

Tinha 75 anos e morreu durante o sono.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
Morreu Shelley Duvall, a estrela de 'Shining' e 'Annie Hall'
Luana Augusto 11 de julho de 2024 às 17:22
Wikimedia Commons

Shelley Duvall, a inesquecível atriz norte-americana deShinning,Annie Hall (1977) ePopeye(1980), morreu aos 75 anos.

A atriz morreu durante o sono, de complicações relacionadas com diabetes. Estava na sua casa, em Blanco, Texas, quando o pior aconteceu, anunciou o músico e o companheiro, Dan Gilroy. 

"A minha querida, doce e maravilhosa companheira de vida e amiga deixou-nos. [Era] muito sofrimento ultimamente, [mas] ela agora está livre. Voa para longe, linda Shelley", disse Gilroy à revistaThe Hollywood Reporter

A atriz, nascida no Texas, tornou-se uma das musas do diretor e realizador cinematográfico Robert Altman, na década de 1970, tendo iniciado a sua carreira em 1971 ao integrar filmes comoA Noite Fez-se para AmareMcCabe & Mrs Miller(1971),Thieves Like Us(1974) eNashville(1975). Em 1977 foi distinguida com o Prémio de Melhor Atriz do Festival de Cannes, com o filmeTrês Mulheres

Porém, o papel que a torna conhecida do grande público é o de mulher de Jack Nicholson, emShinning- um filme que envolveu filmagens esgotantes durante 13 meses. Durante anos correram rumores de que a atriz havia passado por muitas dificuldades nos bastidores deste filme, devido ao perfecionismo do realizador Stanley Kubrick. 

A prória admitiu numaentrevista à revista People, em 1981, que Kubrick a fez "chorar 12 horas por dia durante semanas a fio". "Nunca mais darei tanto. Se queres sentir dor e chamar isso de arte, vai em frente, mas comigo não."

Artigos Relacionados
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana