GPS

18 mil visitam Museu de Arte Antiga na Noite dos Museus

O Museu Nacional de Arte Antiga recebeu mais de 18 mil visitantes na Noite dos Museus, no sábado, quando foi festejada a compra do quadro de Domingos Sequeira, A Adoração dos Magos

Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 25 de fevereiro a 3 de março
As mais lidas GPS
Lusa 23 de maio de 2016
Filipa Couto/Cofina Media

Contactada hoje pela agência Lusa sobre o balanço de visitantes na ocasião, fonte do gabinete de comunicação do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) indicou que um total de 18.442 pessoas visitou o museu, entre as 18h00 e a meia-noite de sábado.

No jardim do MNAA, os nomes de todos os que contribuíram para a campanha Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo foram sendo projectados na parede do museu.

Ainda segundo a mesma fonte, o quadro A Adoração dos Magos vai ser retirado do átrio de entrada do museu, para restauro, e regressará quando foi reaberto o terceiro piso, que se encontra em obras de remodelação, até Junho.

Esta foi primeira campanha em Portugal de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público, e contou com a contribuição de milhares de cidadãos a título individual, instituições, empresas, fundações, escolas, juntas de freguesia e câmaras municipais.

Lançada no ano passado, a campanha Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo tinha como objectivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série Palmela, com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua colecção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respectivos óleos.

Artigos Relacionados
A Newsletter Semanal Gps no seu e-mail
A GPS indica-lhe as melhores sugestões de fim de semana. Receba todas as semanas no seu email. (Enviada semanalmente)