Sábado – Pense por si

Realizador de Moonlight adapta livro sobre escravatura

O realizador Barry Jenkins vai adaptar o livro Underground Railroad para a Amazon, em formato série. Ainda não há informações sobre a data de estreia da série

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
28 de março de 2017 às 11:04

O realizador Barry Jenkins vai adaptar o livro UndergroundRailroad, de Colson Whitehead, para a gigante tecnológica Amazon, em formato de série. Jenkins é o realizador do filme Moonlight que venceu este ano o Óscar de Melhor Filme. 

O livro escrito por Whitehead em 2016 conta a história de Cora e Caesar, dois escravos que fogem das plantações da Geórgia através da Underground Railroad - uma ferrovia subterrânea secreta nos Estados Unidos do século XIX, que permite aos escravos fugirem dos seus captores até locais seguros. O livro foi destingido pelo National Book Award como melhor romance. Ainda sem título em português, o livro está previsto para ser editado em Portugal ainda este ano pela Alfaguara.

Segundo a Lusa, Jenkins deverá ser responsável pelo argumento da série, para além da realização.

O autor da obra mostrou o seu agrado com a notícia através do Twitter, fazendo até uma piada onde afirmava que gostava de ver o actor Walton Gobbins a desempenhar "todos os papéis de tipos brancos no livro, ao estilo do Eddie Murphy".



Ainda não é certo quando a série estará pronta ou quantos episódios vão ser realizados, já que a sua produção final ainda não foi aprovada.

Sobre a obra que irá adaptar, Barry Jenkins disse que Colson Whitehead "sempre desafiou as convenções, o que não é diferente em The Underground Railroad, um trabalho de vanguarda que respeita a história da nossa nação, ao mesmo tempo que usa o formato para a explorar de uma maneira pensada e original. Preservar o alcance de uma história como esta requer um pensamento inovador e arrojado, e na Amazon encontrámos um parceiro cuja devoção ao contar de uma história e à liberdade da forma está completamente em linha com a nossa visão", afirmou o realizador.

A Amazon tem reforçado a sua aposta no sector audiovisual, tendo vencido os seus primeiros Óscares com os prémios que foram atribuídos este ano a Kenneth Lonergan (Melhor Argumento Original) e a Casey Affleck (Melhor Actor) por Manchester by the Sea, filme produzido pela empresa de Jeff Bezos.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.