"A série original da HBO Harry Potter está agora em produção." Foi com esta mensagem que a produtora e distribuidora de filmes e séries emstreaminganunciou o início da rodagem da muito esperada adaptação a televisão da saga bestseller de J. K. Rowling, um sucesso tanto na sua versão literária, original (publicada a partir de 1997), como na adaptação a cinema, nos anos 2000 e no início da década seguinte.
A novidade veio acompanhada das primeiras imagens de produção, incluindo uma que agradará particularmente aos fãs do trabalho de J. K. Rowling: a do jovem ator Dominic McLaughlin como Harry Potter, o protagonista e a personagem central da série.
Foram ainda reveladas imagens dos novos intérpretes de personagens da série, mais e menos marcantes, como Neville Longbottom (um favorito dos fãs, que será interpretado nesta versão televisiva pelo ator Rory Wilmot), Dudley Dursley, Madam Rolanda Hood e Garrick Ollivander.
Ao contrário do que chegou a ser anteriormente veiculado, a série da HBO estreará daqui a dois anos, em 2027, e não já no próximo ano. Em maio, a HBO tinha revelado os nomes e mostrado em primeira mão os rostos dos atores que vão interpretar as personagens centrais da série: Harry Potter (Dominic McLaughlin), Hermione Granger (Arabella Stanton) e Ron Weasley (Alastair Stout).
Antes disso, a produtora e distribuidora tinha revelado boa parte do restante elenco, nomeadamente os nomes dos atores que vão interpretar personagens carismáticas como Albus Dumbledore (John Lithgow, talvez o nome mais sonante do elenco), Severus Snape (Paapa Essiedu), Rubeus Hagrid (Nick Frost), Minerva McGonagall (Janet McTeer), Quirinus Quirrell (Luke Thallon) e Argus Filch (Paul Whitehouse).
Aos comandos da série, que terá mais de uma década de duração prevista, estão Francesca Gardiner, guionista, uma das produtoras executivas de Killing Eve e produtora consultiva de Succession - que terá o papel principal, escrevendo e supervisionando toda a série - e Mark Mylod, realizador e produtor executivo que trabalhou em séries como A Guerra dos Tronos, Entourage e Shameless antes de ganhar protagonismo pelo trabalho duplo que fez em Succession, realizando 16 episódios e assegurando a produção executiva de 37.