Notícia foi dada pela família nas redes sociais. Além de Twin Peaks, os seus trabalhos mais célebres são Mulholland Drive e Blue Velvet.
Morreu David Lynch, realizador mais conhecido por Twin Peaks, Mulholland Drive e Blue Velvet. Tinha 78 anos.
"É com grande tristeza que nós, a sua família, anunciamos a morte do homem e do artista, David Lynch. Desejávamos alguma privacidade neste momento. Existe um grande buraco no mundo agora que ele já não está connosco", lê-se na declaração. "Mas, como ele diria, 'Mantém os olhos no donut e não no buraco.' É um dia bonito com luz do sol dourada e céus azuis a perder de vista", lê-se no post.
O realizador nasceu a 20 de janeiro de 1946 em Missoula, nos EUA. O seu primeiro filme surgiu no fim dos anos 60: Six Men Getting Sick era uma animação de 60 segundos.
Tornou-se estudante do Conservatório AFI em 1970, onde começou a trabalhar no seu primeiro filme, Eraserhead, que saiu em 1977.
Em 1980, realizou O Homem-Elefante, e mais tarde, em 1986, surgiu Blue Velvet, um filme muito aclamado. Contudo, o também argumentista conseguiu maior fama com a série de televisão Twin Peaks (1990-91).
Em Cannes, David Lynch conquistou a Palma de Ouro em 1990, com Um coração selvagem. Em 2001, escreveu e realizou Mulholland Drive, com que conseguiu o prémio de Melhor Realizador em Cannes e uma nomeação para os Óscares.
O Festival de Veneza deu-lhe o Leão de Ouro de carreira em 2006.
O seu último trabalho foi em 2017, quando relançou Twin Peaks.
De acordo com a revista Variety, Lynch revelou no ano passado que lhe tinha sido diagnosticado um enfisema após uma vida inteira de tabagismo o que o impediria de continuar a sair de casa para realizar filmes.