A atriz Maria de Medeiros e os filmes
On Falling, de Laura Carreira, e
O Estado de Alma, de Sara Naves, estão nomeados para os prémios espanhóis de cinema Goya 2026, anunciados esta terça-feira em Espanha.
Maria de Medeiros está nomeada para o Goya de Melhor Atriz Secundária pelo filme
A Quinta, da realizadora Avelina Prat, coprodução luso-espanhola rodada em Ponte de Lima (Viana do Castelo), com elenco português e espanhol.
On Falling, primeira longa-metragem da realizadora Laura Carreira, está indicado para o Goya de Melhor Filme Europeu, enquanto
O Estado de Alma, de Sara Naves, produzido pela Sardinha em Lata com coprodução espanhola, foi nomeado para Melhor Curta-Metragem de Animação.
On Falling, protagonizado pela atriz portuguesa Joana Santos, é uma reflexão sobre o valor do trabalho, sobre precariedade e isolamento, a partir da história ficcionada de uma portuguesa emigrada no Reino Unido.
Escrito e realizado por Sara Naves, a animação
O Estado de Alma centra-se em Alma, que "acorda todos os dias com uma nova condição, sofrendo as mais variadas transformações físicas".
Essas mudanças "refletem os seus sentimentos de inadequação e impedem-na de seguir uma rotina diária normal. A cada dia que passa, Alma sente-se gradualmente mais só e afastada de todos", lê-se na sinopse.
De acordo com a lista de nomeados dos Goya revelada hoje,
A Quinta, coproduzido pela O Som e a Fúria, está também indicado para Melhor Argumento Original, para Avelina Prat, e para Melhor Ator Principal, para Manolo Solo.
A história deste filme gira em torno de Fernando, um tranquilo professor de Geografia que fica completamente devastado com o desaparecimento da sua mulher.
Sentindo-se sem rumo, assume a identidade de um jardineiro de uma quinta portuguesa, onde começa a trabalhar, estabelecendo amizade com a proprietária e assumindo uma nova vida que não lhe pertence.
Nos Goya, destaque ainda para o filme
Decorado, de Alberto Vázquez, indicado para Melhor Longa-Metragem de Animação e que tem coprodução minoritária portuguesa também pela Sardinha em Lata.
Há ainda dois filmes com coprodução portuguesa que concorrem aos Goya:
Manas. da realizadora brasileira Marianna Brennand, coproduzido pela Fado Filmes, candidato a Melhor Filme Ibero-Americano, e
Tardes de Solidão, do espanhol Albert Serra, coproduzido pela Rosa Filmes, indicado para Melhor Documentário e Melhor Realização.
A cerimónia da 40.ª edição dos Goya, uma iniciativa da Academia de Cinema de Espanha, está marcada para 28 de fevereiro, em Barcelona.
Los Domingos, de Alauda Ruiz de Azúa, e
Sirat, de Oliver Laxe, são os filmes mais nomeados, com 13 e 11 nomeações cada, respetivamente.