Tinha 74 anos.
A cantora Ana Faria, criadora de projetos musicais dedicados ao público infantil e juvenil nos anos 80 e 90 como os Onda Choc, morreu no sábado aos 75 anos, avançou este domingoo marido Heduíno Gomes.
Numa publicação na rede social Facebook, acompanhada de uma fotografia do álbum de Ana FariaPedaço de Céulançado em 1986, Heduíno Gomes escreve: "Ana Faria, Nova Lisboa, 18 de Outubro de 1949-Lisboa, 17 de Agosto de 2024".
Também através do Facebook, o investigador musical e radialista João Carlos Calixto, recorda a cantora como criadora de projetos "importantíssimos para a educação do gosto de tantas e tantas crianças". Um dos projetos destacados pelo radialista é o projeto "Brincando aos Clássicos" que, a par de "Os Queijinhos Frescos" se tornou muito popular entre os mais jovens.
Em 1986 surgiu o projeto dos Onda Choc, outro projeto popular junto do público infanto-juvenil, no qual foram adaptadas canções pop internacionais.
Ana Faria tornou-se conhecida em 1969 quando participou no programaZip-Zip, onde cantouCanção de Embalar, de José Afonso.
Lançou o primeiro álbum a solo,Violeta Flor, em 1982, com originais da própria, do marido e de Mário Piçarra. Também participou em projetos de recriação da música tradicional portuguesa com os grupos Decibel e Terra a Terra.