Secções
Entrar

Estilista apresenta roupa íntima para pessoas transgénero na ModaLisboa

A designer Giovanna Tavares apresentou a primeira coleção de lingerie portuguesa dedicada à comunidade transgénero.

Íris Fernandes 14 de março de 2023 às 16:32

Giovanna Tavares lançou a primeira linha de lingerie em Portugal especialmente desenhada para a comunidade transgénero na 60.ª edição da ModaLisboa, que se realizou de 9 a 12 de março. As peças foram usadas durante os desfiles de vários estilistas.

A peça, que procura proporcionar o maior conforto e autoestima à mulher trans, tem mais espaço na parte inferior, para conter melhor a genitália, evitando o desconforto e até mesmo feridas. Foi utilizada por modelos transgénero nos desfiles dosdesignersNuno Baltazar, Luís Carvalho e Valentim Quaresma.

Giovanna Tavares

A ideia nasceu para combater o estigma associado à comunidade trans. "A sociedade gosta de nos colocar na caixinha da aberração, da prostituição e da marginalidade", diz Giovanna Tavares, citada em comunicado.

A iniciativa uniu a indústria da moda em Portugal para enviar uma forte mensagem de que a inclusão de todas as pessoas, independentemente da sua identidade de género, deve ser uma coisa normal e constante.

"Esta linha não foi desenhada para esconder nada, mas sim para mostrar o que realmente somos: Mulheres. Não podia estar mais satisfeita com o resultado, o desfile foi exatamente como idealizei: ninguém viu, mas toda a gente aplaudiu. Afinal, podemos ser notícia sem ser a notícia", explicou adesigner.

A linha está disponívelaqui

Apesar da luta diária para combater os problemas desta comunidade, os problemas continuam e a esperança média de vida destas pessoas é baixa: 35 anos.

As mais lidas
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já