Secções
Entrar

Director do MNAA chamado a despacho pelo Ministério

Ministro Castro Mendes assegura ter "estranhado" as declarações de António Filipe Pimentel sobre a possibilidade de "uma calamidade" acontecer no Museu Nacional de Arte Antiga em breve

02 de setembro de 2016 às 20:49

O Ministério da Cultura quer esclarecer as declarações do presidente do Museu Nacional de Arte Antiga sobre a situação do MNAA e António Filipe Pimentel vai ser chamado a despacho para prestar os esclarecimentos necessários. "Estranhei agora estas suas declarações, porque o director do MNAA conhece bem as dificuldades e os constrangimentos não apenas deste como dos museus portugueses em geral. Por isso não entendo o alarmismo que ele manifestou agora numa reunião partidária do CDS", disse Castro Mendes ao Público, a quem revelou ter tido uma normal reunião de trabalho na semana passada.

O ministro de António Costa ressalvou ainda aquilo que considera ser as responsabilidades de Pimentel como sub-director do Património (cargo inerente ao de director do museu), que o leva a ter noção das dificuldades sentidas por estes espaços culturais.


À Lusa, António Filipe Pimentel esclareceu o que quis dizer durante a na Escola de Quadros do CDS-PP, em Peniche, assegurando que se referia a falta de recursos humanos, mas usando palavras diferentes, "num contexto de sala de aula".

 

"Foi um alerta para questões pendentes de salvaguarda do património", explicou, lembrando que o MNAA está "num processo de rejuvenescimento contínuo", mas com um quadro de recursos humanos "esticado ao limite" por constrangimentos históricos e crónicos e agravados com a actual crise.

 

O director salientou a sua preocupação com a segurança do património exposto, mas disse acreditar que o assunto será resolvido "atempadamente", e negou que estivesse "a fazer passar uma mensagem", por não ser o seu estilo nem fazer sentido.

 

"Angustia-me a segurança do acervo, como me angustia ter de fechar espaços [por falta de profissionais para garantir a segurança], quando temos cada vez mais visitantes", disse.

As mais lidas
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já