Sábado – Pense por si

Entrevista
Susana Peralta

Assédio na Academia: "Assistimos a um silenciamento porque vivemos num país extremamente machista"

Assédio na Academia: 'Assistimos a um silenciamento porque vivemos num país extremamente machista'
Márcia Sobral 02 de maio de 2022 às 07:00

As denúncias de assédio sexual e moral nas universidades têm assombrado o País, primeiro com o caso da Faculdade de Direito de Lisboa e agora da Faculdade de Letras do Porto. Estará Portugal preparado para lidar com esta problemática?

A Faculdade de Direito de Lisboa abriu um "canal aberto" para a denúncia de casos de assédio ou discriminação na instituição e o resultado foi arrabatador: 10% dos docentes foram denunciados. Já no Porto, na Faculdade de Letras, uma aluna de vinte anos acusou um docente de abuso sexual e violação, algo que o professor negou. Os casos continuam a surgir e Susana Peralta, professora de Economia na Nova SBE, garante que os próximos tempos vão ser determinantes para se perceber como o País lida com o problema.Nos últimos tempos foram denunciados vários casos de assédio em instituições de ensino superior em Portugal. Como é que a Academia olha para estes casos?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)