Sábado – Pense por si

Allan Lichtman: "Os que celebraram a minha previsão da vitória de Trump em 2016 estão agora a atacar-me por ter previsto [a vitória de] Harris"

Gabriela Ângelo
Gabriela Ângelo 03 de novembro de 2024 às 10:00

É considerado o Nostradamus das eleições americanas – e não liga a sondagens. Através de um modelo de “13 chaves” tem previsto com exatidão os resultados das presidenciais nos últimos 40 anos. Em 2016 foi dos poucos a dar a vitória a Donald Trump. Este ano, está confiante de que Kamala Harris se tornará a primeira mulher a ser eleita Presidente dos Estados Unidos.

Allan Lichtman é historiador e professor na Universidade Americana em Washington D.C. Há cerca de 40 anos desenvolveu, com Vladimir Borok, um modelo originalmente utilizado para prever sismos, adaptado aos modelos históricos de eleições passadas, de forma a prever eleições futuras. À SÁBADO, conta que o modelo age contra as sondagens que acabam por ser "apenas números". Em vez disso, foca-se em treze perguntas de verdadeiro ou falso que possuem aquilo a que chama de as "chaves" para a Casa Branca.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.