Sábado – Pense por si

Uma Opa antes do jantar

Joana Carvalho Fernandes 05 de maio de 2015 às 18:48

O avanço sobre o BPI foi aprovado depois de almoço, na véspera do anúncio oficial. A notícia chegou por telefone, com Ulrich à mesa do Avillez

Enquanto Fernando Ulrich, presidente-executivo do BPI, se encaminhava para o Chiado, onde jantaria com a família para festejar o aniversário da mulher, no restaurante do genro, o Cantinho do Avillez, accionistas do banco recebiam chamadas de administradores do CaixaBank. A razão do telefonema seria notícia ainda nessa noite de 16 de Fevereiro, segunda-feira. O jornal espanhol El País avançou que o banco catalão do grupo La Caixa lançaria no dia seguinte uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 100% do capital do banco português, de que já tem uma participação de 44,1% – e estava disposto a pagar em dinheiro. Valor da oferta: 1.082 mil milhões de euros, 1,329 euros por acção. Haveria outra condição para o sucesso da proposta: o fim da limitação dos direitos de voto a 20%, regra no banco.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.