Sábado – Pense por si

Uber lança possibilidade de gravação áudio nas viagens para reforçar segurança

Lusa 17 de junho de 2025 às 07:16
As mais lidas

A Uber refere tratar-se de "uma medida única" no mercado que coloca "Portugal na linha da frente da inovação a nível europeu".

A plataforma de transporte rodoviário Uber lança hoje uma nova funcionalidade que permite a gravação áudio das viagens, diretamente a partir da aplicação, para reforçar a segurança e a tranquilidade do utilizador, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Uber - que foi a primeira plataforma TVDE (transporte rodoviário individual de passageiros em veículos descaracterizados) a operar no país - refere tratar-se de "uma medida única" no mercado que coloca "Portugal na linha da frente da inovação a nível europeu" (fora da Europa, a medida já existe em mercados como o Brasil ou os Estados Unidos).

"Queremos que todos os utilizadores da Uber, em qualquer viagem, sintam e saibam que estão protegidos por mais de 20 ferramentas de segurança, que desenvolvemos e aperfeiçoamos continuamente, bem como por equipas especializadas em segurança baseadas em Portugal," refere Francisco Vilaça, 'general manager' da Uber em Portugal, citado na nota.

A funcionalidade de gravação áudio pode ser ativada pelos utilizadores no momento que pretenderem, seja antes de o motorista chegar ao ponto de recolha ou no decorrer da viagem.

A gravação terminará automaticamente no final da viagem ou antes, se o utilizador a terminar.

Todas as gravações são encriptadas, "protegidas por critérios rigorosos de privacidade", e serão automaticamente eliminadas do dispositivo ao fim de sete dias. A gravação nunca pode ser acedida ou partilhada pelo utilizador fora da aplicação.

De acordo com a plataforma, só nos casos em que o utilizador partilha a gravação áudio com a Uber, "no âmbito do reporte de uma questão relacionada com segurança, é que a esta tem acesso à mesma".

"Nestes casos, a gravação é de imediato analisada pelas equipas de suporte da Uber especializadas em segurança, que darão o devido seguimento", refere a plataforma, adiantando ter equipas especializadas em segurança sediadas em Portugal, no seu Centro de Excelência, e uma equipa de segurança composta por 150 antigos agentes da autoridade que investigam e atuam na resolução de incidentes.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.