Sábado – Pense por si

Portugal extra três F's: exportações além do fado, futebol e Fátima

Raquel Lito
Raquel Lito 12 de janeiro de 2017 às 22:32

Um inquérito a 873 pequenas e médias empresas revela que 80% delas apostam no estrangeiro. Os exportadores portugueses até vendem fatos clássicos a árabes, a preços competitivos. Conclusão: o mercado da saudade já era, segundo o presidente da Câmara de Comércio, Bruno Bobone

A PME nascida em 1992 conta agora com 19 lojas no estrangeiro e pretende superar a fasquia dos 20% na internacionalização, entre o volume total de vendas, nos próximos cinco anos. É um dos muitos casos de sucesso de empresas desta dimensão a dar provas lá fora. Os resultados do 1.º inquérito InSight, apresentados esta quinta-feira (dia 12) na sede da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, atestam a tendência. A nível de distribuição geográfica, a amostra revelou estar dispersa em mercados da Europa (83%), África (58%), Américas e Ásia (40%), Médio Oriente e Outros (29%). A China também começa a ser atractiva (12% da amostra tem lá representação).   

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.