Sábado – Pense por si

OE2017: Bruxelas já recebeu carta com respostas do Governo português

As respostas fornecidas por Portugal, Bélgica, Chipre, Finlândia e Itália serão publicadas hoje no sítio de Internet da Comissão

A Comissão Europeia já recebeu a carta com as respostas às questões que colocara ao Governo português sobre o projecto de Orçamento do Estado para 2017, que irá agora analisar para emitir o parecer final, disse à Lusa fonte comunitária.

A mesma fonte acrescentou que chegaram a Bruxelas dentro do prazo previsto -- final da noite de quinta-feira -- as cartas dos cinco Estados-membros aos quais o executivo comunitário pedira com alguma urgência informações suplementares sobre os respetivos planos orçamentais para o próximo ano (Portugal, Bélgica, Chipre, Finlândia e Itália).

Bruxelas enviou também cartas a Espanha e Lituânia, mas nestes casos a solicitar que sejam enviados anteprojectos orçamentais actualizados e em conformidade com as regras assim que estiverem em funções os novos governos.

As respostas fornecidas por Portugal, Bélgica, Chipre, Finlândia e Itália serão publicadas hoje no sítio de Internet da Comissão.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.