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No final de Junho, a SIBS indicou ter sido feita uma alteração que permite escolher a marca com que se faz determinado pagamento num terminal
A recente mudança nos terminais de pagamento que possibilita escolher a marca com que se faz determinada operação de compra não acarreta encargos para os consumidores, realçou à Lusa o líder da MasterCard Portugal.
"Não há encargos nem impactos negativos para os consumidores por utilizarem a marca MasterCard", vincou Paulo Raposo, lamentando a "pouca informação que foi dada aos consumidores e aos comerciantes" sobre esta matéria.
"Na prática (os clientes) podem continuar a fazer o que fizeram sempre até hoje, ou até ao dia 9 de Junho [data em que entrou em vigor o novo regulamento europeu], que é processarem as suas transacções através da marca MasterCard, porque isso não lhes traz nenhum impacto negativo", afirmou o responsável, sendo que isto serve para as outras marcas internacionais emissoras de cartões, como a Visa, a Maestro e a American Express.
"Olhe para o seu cartão, se o seu cartão é de débito ele hoje continua a ser de débito qualquer que seja a aplicação de pagamento que utilizar", reforçou Paulo Raposo.
No final de Junho, a SIBS, entidade que gere os pagamentos multibanco em Portugal, esclareceu ter sido feita uma alteração que possibilita escolher a marca com que se faz determinado pagamento num terminal, mas ressalvou que não há implicações para o cliente.
Esta alteração decorre de um regulamento europeu de taxas de intercâmbio de cartões.
Porém, Paulo Raposo sublinhou que tem havido alguma "confusão", quer entre os consumidores, quer entre os comerciantes, sobre o impacto desta mudança, com muitas pessoas a pensarem que em causa está a escolha entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, o que não é o caso.
A opção que é dada ao consumidor é se a operação é processada através da marca Multibanco ou através de outra marca internacional.
Multibanco: alteração nos pagamentos sem custos para o cliente
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