Sábado – Pense por si

ISP dá 9,7 milhões de euros por dia ao Estado

Em dois meses as Finanças arrecadaram 578,3 milhões de euros. Descida da carga fiscal sobre combustíveis e eletricidade deve demorar.

A fórmula de cálculo pode mudar, tal como vai acontecer esta segunda-feira, para amortecer a brutal subida de 18 cêntimos no gasóleo (ficará nos 16,4 cêntimos, com a gasolina a subir seis cêntimos, sem qualquer efeito nos impostos), mas o ISP continua a ser uma ‘mina de ouro’ para os cofres públicos. Desde o início do ano, e somando apenas os meses de janeiro e fevereiro, por cada dia que passou, o ISP deu aos cofres do Estado mais de 9,7 milhões de euros. Ao todo foram 578,3 milhões como revelou a Direção-Geral do Orçamento na última execução orçamental. A subida da receita (+16,7%) deve-se ao aumento das cotações do barril de petróleo, que já se encontravam em alta antes da guerra da Ucrânia, acelerando a subida de preços após a invasão russa.

Leia mais no Correio da Manhã.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?