Sábado – Pense por si

Desemprego desce para 7,8%, o valor mais baixo desde 2004

03 de abril de 2018 às 11:19
As mais lidas

Um ano antes, em Janeiro de 2017, a taxa de desemprego era de 10,1%, segundo Instituto Nacional de Estatística.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, esta terça-feira, que a taxa de desemprego de Janeiro se fixou nos 7,9%, valor mínimo desde Julho de 2004, estimando para Fevereiro uma nova descida para os 7,8%.

Desemprego em Portugal estabiliza nos 14%
Desemprego em Portugal recua para 14,1%
Desemprego em Portugal estabiliza nos 14%
Desemprego em Portugal recua para 14,1%

Um ano antes, em Janeiro de 2017, a taxa de desemprego era de 10,1%, segundo o INE.

O valor definitivo apurado para Janeiro representa uma descida de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior, menos 0,5 pontos percentuais em relação a três meses antes e menos 2,2 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017.

A taxa de desemprego jovem (15-24 anos), por sua vez, situou-se em Janeiro nos 22,1%, baixando face aos 23% de Dezembro, com o INE a estimar uma manutenção deste valor em Janeiro.

Já a taxa de desemprego nos adultos aumentou uma décima para os 7,1%, estimando-se também uma manutenção deste valor em Fevereiro.

A população desempregada de Janeiro foi estimada em 409,4 mil pessoas, tendo diminuído 0,7% em relação ao mês precedente (menos 3,0 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4.777,8 mil pessoas, tendo aumentado 0,1% (mais 6,4 mil pessoas) face ao mês anterior.