Sábado – Pense por si

Contribuintes já injectaram 16 mil milhões de euros na banca

Negócios 22 de outubro de 2015 às 12:44

O Novo Banco acrescentou quase 5 mil milhões à soma de recapitalizações e compras de activos entre 2008 e 2014. Soma de impactos no défices é menor, mas a dívida pública subiu ainda mais, devido a empréstimos concedidos pelo Estado

Entre recapitalizações e compras de activos, os contribuintes portugueses injectaram na banca 15,85 mil milhões de euros desde 2008 até ao final de 2014, o que equivale a 1.500 euros por habitante, mostram dados da Comissão Europeia analisados pelo Negócios. Eleva-se assim para cerca de 9% do PIB o valor das ajudas públicas directas à banca desde que a crise começou. Estas aplicações renderam até agora, entre juros e dividendos, cerca de 1,17 mil milhões de euros, mostra a mesma base de dados de Bruxelas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.