Secções
Entrar

Travão no aumento das rendas causa despejos

SÁBADO 04 de novembro de 2022 às 10:00

Senhorios optam por não renovar contratos e inquilinos não estão a conseguir pagar rendas.

O travão no aumento das rendas imposto pelo Governo levou a uma vaga de despejos. Os senhorios poderão aumentar as rendas até 2% e não a 5,43% como previsto pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e a medida fez com que se registassem despejos causados pela não renovação de contratos. Os inquilinos também não estão a consegir pagar os preços pedidos. 

De acordocom o jornal Expresso, a associação Rés do Chão indica que pelo menos 800 famílias já foram afetadas em Lisboa e a Associação dos Inquilinos Lisbonenses tem sido alvo de quinze contactos diários de quem não consegue pagar a renda. 

Os problemas na habitação também se agudizam do lado dos proprietários, perante o aumento das taxas de juro que agravam a mensalidade do crédito contraído junto da banca. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela